Profissão: Delegado de Polícia

Posted in Direito, Profissão | setembro 24th, 2010

algemas

Segundo o artigo 144 da Constituição Federal, o delegado de polícia é encarregado por presidir inquéritos policiais. Sim, é esse profissional que aparece em filmes policiais e de ação e também nas entrevistas na imprensa. Mas a rotina não é assim tão repleta de glamour.

A começar pela concorrência, que é grande. Para ser delegado de polícia civil ou federal, é necessário completar o curso de Direito, tendo em vista a importância de conhecer profundamente a área jurídica. É o delegado de polícia que apura infrações penais e fornece elementos para o Promotor de Justiça oferecer a denúncia.

Outra característica levada em consideração nos concursos é a aptidão física; afinal, o candidato vai ter que enfrentar treinamento nas academias de polícia. Por isso, boa forma física é fundamental. Por outro lado, não há necessidade de comprovar os três anos de experiência na área ou ser inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.

Se você quiser saber mais sobre essa profissão, a FESP tem uma ótima dica. É que o professor Jairo, do curso de Direito da FESP, é Delegado Titular do 5º Distrito Policial. Portanto, qualquer dúvida ou curiosidade que você tenha a esse respeito, é só comentar aqui neste blog, que o professor responderá. Por ora, a dica dele é que você estude bastante Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo, além de buscar a troca de conhecimento com os professores mestres e doutores do Curso de Direito da FESP.

Quem é Jairo Amodio Estorílio?
Graduado em Direito pela PUC-PR, especialista em processo penal pela PUC-PR, delegado de Polícia Civil no Paraná desde 1993, mestre em Direito Empresarial e Cidadania pela Unicuritiba, professor adjunto de direito Penal da FESP e professor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná.

Foto: www.sxc.hu

Leave a Reply



FESP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ
Rua Dr. Faivre, 141, Centro - Curitiba/PR
+ 55 (41) 3028.6555 - vestibular@fesppr.br